Itaú
INSCRIÇÕES ENCERRADAS EM 26 DE FEVEREIRO DE 2021

LGBT+ ORGULHO | 2021

Itaú Unibanco e Mais Diversidade selecionam projetos em terceira edição do Edital LGBT+ Orgulho

Com o propósito de estimular o poder de transformação da comunidade LGBT+ no Brasil, buscamos incentivar o desenvolvimento de iniciativas que auxiliem e estimulem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBT+. O Edital visa apoiar projetos com foco em empreendedorismo, empregabilidade e geração de renda.

Empregabilidade

Gerar oportunidades para inserção no mercado de trabalho.

Geração de renda

Criação de novas unidades produtivas ou expansão das já existentes.

Empreendedorismo

Implementar novas ideias, transformar em um negócio e gerar mudanças.

Quem pode participar

Podem participar do edital projetos de pessoas físicas e jurídicas, grupos ou coletivos voltados à comunidade LGBT+. Serão priorizados, durante o processo de seleção, projetos que sejam conduzidos e liderados por pessoas LGBT+.

Pessoas Jurídicas: poderão ser apoiados projetos já em execução de caráter profissionalizante, empreendedor ou gestor de renda, promovidos por Pessoas Jurídicas, desde que sejam entidades sem fins lucrativos, de qualquer parte do território nacional, devidamente regularizadas e obedecendo ao ordenamento legal vigente. Os projetos selecionados nesta categoria serão contemplados com apoio financeiro, acompanhamento periódico e apoio de divulgação;

Pessoas Físicas: poderão ser apoiados projetos que iniciaram sua execução ou, ainda, ideias de projetos a serem desenvolvidos de caráter profissionalizante, empreendedor ou gestor de renda. Os projetos selecionados nesta categoria serão contemplados com auxílio para a sua formalização, além de apoio para iniciar as atividades - em caso de ideias ainda em desenvolvimento. Após formalização, serão contemplados com apoio financeiro, acompanhamento periódico e apoio de divulgação;

Não poderão se inscrever: órgãos de governos, empresas públicas e privadas de qualquer porte, microempreendedores individuais, partidos políticos, grupos partidários e/ou organizações sem registro no Brasil. Não serão aceitas propostas com abordagem partidária ou de cunho religioso.

Envie seu projeto

Acesse o Regulamento Completo.

O período de inscrição dos projetos inicia no dia 18 de janeiro de 2021 e encerra às 18h do dia 26 de fevereiro de 2021.

Anexos & Complementares

Atualização

Conteúdo

Download PDF

26/04/2021

Anexo I - Regulamento Completo [Retificado]

Download PDF

18/01/2021

Anexo II - Cronograma

Download XLS

18/01/2021

Anexo III - Orçamento

Arquivos relacionados ao Edital LGBT+ Orgulho 2021

- O Anexo I possui possui o Regulamento Completo;

- O Anexo II possui o modelo de Cronograma a ser preenchido e anexado no formulário de inscrição;

- O Anexo III possui o modelo de Orçamento a ser preenchido e anexado no formulário de inscrição;

Processo de seleção
O processo seletivo contará com as etapas:

Inscrições no site
18 de janeiro até às 18h do dia 26 de fevereiro de 2021


Validação de aspectos formais pelo Itaú Unibanco e Leitura, análise e seleção prévia de até 15 propostas pelo time da Mais Diversidade
Até 24 de maio de 2021


Divulgação dos projetos selecionados para um pitch na banca final de avaliação:
Até 31 de maio de 2021


Banca avaliadora virtual*, e seleção final:
16 e 17 de junho de 2021 (previsão)



Divulgação do resultado final:
28 de junho de 2021



*Composta por: 1 representante da Mais Diversidade; 1 representante da área de Relações Institucionais do Itaú Unibanco; 3 representantes da comunidade LGBT+.


Critérios de seleção
Para concorrer ao edital, os projetos/ideias devem, obrigatoriamente, atender aos seguintes pontos:

○ Adequar-se ao foco deste edital;


○ Relevância;


○ Originalidade;


○ Capacidade de desenvolvimento da proposta dentro do cronograma indicado;


○ Não possuir vínculo com partidos políticos, grupos político-partidários ou religiosos;


○ Ter sido constituído e atuar em território nacional brasileiro.



Além do preenchimento do formulário na plataforma online Prosas, os interessados deverão anexar no Prosas uma cópia digitalizada dos seguintes documentos:


Pessoas Jurídicas:


○ Estatuto Social ou Contrato Social;


○ Ata de Eleição;


○ RG e CPF do Representante Legal.



Pessoas Físicas


○ RG e CPF (das pessoas que lideram o projeto; não serão aceitos dados referentes a captadores de recursos)


Resultado

Confira abaixo as propostas selecionadas pelo Edital LGBT+ Orgulho!


A Flora Sabonetes Artesanais

Local: Breu Branco - Pará

Geração de renda para a população LGBTQI+, em especial as mulheres trans e travestis, por meio da realização de oficinas, palestras e treinamentos sobre a industrialização e comercialização de sabonetes, velas e aromatizantes no processo artesanal.

Alimentando Sonhos

Local: São José de Ribamar - MA

Capacitação profissional em panificação e confeitaria aos vulneráveis da população LGBT+ que residem em uma invasão em região periférica da cidade e são excluídos de um convívio digno.

“Axò”

Local: Cachoeira - Bahia

Promover um espaço produtivo para confecção e comercialização de artefatos de Orixás, no enfrentamento do desemprego e desigualdades, através do empreendedorismo de jovens negros LGBT+.

Costurando Cidadania

Local: Goiânia - GO

Capacitar pessoas da comunidade LGBTQIA+ na área de moda, cultura e identidade através da costura profissional/artesanal especializada para que possam trabalhar como profissionais do ramo de confecção, criar seus ateliês personalizados ou atuar de forma colaborativa.

Cozinha Trans das Favelas
(Agora que são elas)

Local: Rio de Janeiro - RJ

Empreendedorismo, formação e empregabilidade para mulheres/homens trans de favelas do Rio de Janeiro, por meio de um curso de gastronomia/culinária e criação de empresa onde as próprias meninas/meninos irão ofertar seus serviços .

Nossa Voz

Local: Picos - Piauí

Curso de manicure e pedicure, e debate sobre economia transfeminista entre travestis e transexuais que vivem da prostituição, na perspectiva da economia solidária e da emancipação econômica.

Pessoa Desenvolvedora com o Todas as Letras

Local: São Paulo - SP

Capacitar pessoas LGBTI+ com foco na população trans e interseccionalidades, só com pessoas professoras e mentoras LGBTI+, para que possam atuar no mercado de tecnologia e se tornarem pessoas desenvolvedoras.

O Colorido da Resistência

Local: Imperatriz - Maranhão

Capacitar, informar, discutir políticas públicas e prevenções no Território Indígena Arariboia no estado do Maranhão. A partir dos debates, será produzido um documentário para fortalecer temas como: Direitos Indígenas e LGBT, Educação Sexual, Saúde Mental e Valorização pessoal.