Buscamos projetos que contribuam para o fortalecimento, ampliação e continuidade de ações que estimulam os aspectos cognitivos, físicos, psicológicos e sociais por meio da prática esportiva. São projetos que vão além do ensino da modalidade, e que olham para as pessoas de forma integral contribuindo para o seu desenvolvimento e impactando sua comunidade.
Projetos que promovam a superação de todas as formas de discriminação, alcançando públicos em situação de vulnerabilidade social.
Projetos que façam uso do esporte como ferramenta para a educação integral de crianças e adolescentes.
Projetos voltados à qualificação da equipe de projetos socio-esportivos e na disseminação da educação integral por meio do esporte.
Proponente | Projeto |
Instituto Geração 4 | GERANDO MAIS QUE FUTEBOL |
REMAR É MUITO MAIS QUE UM ESPORTE ANO 4 | INSTITUTO REMO MEU RUMO |
BAIRRO DA JUVENTUDE DOS PADRES ROGACIONISTAS | Esporte e Lazer Fase 9 |
L'AQUA - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE ESPORTE, LAZER E CULTURA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS | L'Aqua Liberando Movimentos - Ano 2 |
INSTITUTO BARRICHELLO | Esporte e Cidadania em Ação Eca Basquete Grande SP |
CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA SANTA LUZIA | ESCOLA SOCIOESPORTIVA DOM BOSCO |
EMPODERA - TRANSFORMACAO SOCIAL PELO ESPORTE | Uma Vitória Leva à Outra - Ano III |
Instituto Reação | Reação Faixa Preta e Educação - Cuiabá – Ano II |
INSTITUTO BARRICHELLO | Esporte e Cidadania em Ação - ECA SP |
INSTITUTO BARRICHELLO | Esporte e Cidadania em Ação ECA ANO II |
ABRAÇO CAMPEÃO | A Vida É Uma Luta |
INSTITUTO RUMO NÁUTICO | Ano X- Projeto Grael Ventos de Cidadania |
ASSOCIAÇÃO ESPORTE + | Esporte + Natação Paralímpica |
Instituto Fazer Acontecer | Ano II - Esporte é Brincadeira |
Instituto Rugby Para Todos | Rugby Para Todos - Paraisópolis - Ano 16 |
Instituto Futebol de Rua | Futebol de Rua Pela Educação - Ano X |
Associação Real Lince de Karate-do | PROJETO KARATE KEI, AI, REI (EDUCAÇÃO COM AMOR E DISCIPLINA) |
INSTITUTO EDSON ROYER | Educa Esporte - Ano 3 |
Fundação Tênis | Tênis e Cidadania Porto Alegre |
Associação Querubins | Querubins Escola de Esportes |
Associação dos Paraplégicos de Uberlândia | APARU - MONTAGEM DE UM ESPAÇO FITNESS E DE MUSCULAÇÃO PARA ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS 3 |
Associação Desportiva Facex | Esporte na Escola 360 |
Podem participar projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, nas modalidades de “desporto educacional” ou “desporte de participação”, e que estejam aptos a captar recursos em novembro e dezembro de 2020.
Serão priorizados projetos:
Que utilizam o esporte como ferramenta de educação integral dos indivíduos;
Que sejam desenvolvidos em territórios vulneráveis, como periferias, áreas rurais e com baixa ou nenhuma presença de equipamentos esportivos;
Que priorizem ou sejam exclusivos ao público vulnerável, como mulheres, público LGBT+, população negra, crianças e adolescentes de escolas públicas, e pessoas com deficiência;
Que preveem ações de acessibilidade, tanto aos profissionais envolvidos, quanto ao público beneficiado;
Articulados em rede, com participação de outros atores sociais no seu planejamento, mobilização e/ou execução;
Articulados com outras iniciativas de continuidade para os beneficiados ao fim de sua execução.
Atualização |
Conteúdo |
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07/12/2017 |
Anexo I - Perguntas Frequentes |
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07/12/2017 |
Anexo II - Planilha de monitoramento |
- O Anexo I possui uma lista de Perguntas Frequentes relacionadas à participação no edital. Recomendamos a leitura deste documento antes de nos encaminhar suas dúvidas.
- O Anexo II é o modelo em branco da "Planilha de monitoramento", um documento de envio obrigatório para finalizar a inscrição do seu projeto no edital. Inicialmente, você precisará baixar o MODELO em seu computador para, depois, preencher a aba "Monitoramento" com os indicadores que irá utilizar no projeto. Após o preenchimento, salve o documento em seu computador com o nome de seu projeto e abra a ficha de inscrição do edital no Prosas. Lá, você precisará anexar este documento preenchido, na pergunta número 24.
Análise eliminatória:
baseada no cumprimento aos requisitos do edital;
Análise técnica:
realizada com projetos aprovados na etapa anterior e baseada nos critérios apontados no edital;
Análise documental:
realizada com projetos aprovados na etapa anterior e baseada na regularidade dos documentos descritos no regulamento;
Análise Final:
realizada com projetos aprovados na etapa anterior. Nesse momento, o Itaú definirá quais projetos serão financiados, baseada em sua Política de Investimento Social e recursos disponíveis.
○ Capacidade técnica e operacional da organização:
conhecimento sobre a localidade onde o projeto será implementado, capacidade de execução, experiência na temática e com o público;
○ Viabilidade operacional e financeira do projeto:
coerência entre o projeto e o problema social da localidade, relação causal entre atividades propostas e os objetivos traçados; e coerência orçamentária;
○ Conteúdo e metodologia do projeto:
metodologia e conteúdos coerentes com a realidade da comunidade e do público, assim como com os resultados esperados;
○ Monitoramento e avaliação:
práticas de monitoramento e avaliação; e como estes dados serão utilizadas no projeto;
○ Capacidade de mobilização:
envolvimento com a comunidade e com o público atendido;
○ Inclusão social:
atendimento ao público vulnerável contendo, se possível, ações afirmativas de inclusão;
○ Potencial de impacto:
resultados positivos, concretos e permanentes, ao público atendido, à comunidade e/ou à organização social.